Nestes momentos a Professora volante Bernadete Nalevaia Rezini Atende as turmas do Berçário ao I Período e traz para compartilhar neste espaço as Boas Situações de Aprendizagens, lembrando que a experiência do brincar deve promover o raciocínio, a resolução de problemas e a exploração, além é claro de muito prazer para nossos pequenos aprendizes.
Maternal I
A Arte faz parte de nossa vida, cada um de nós traz em si diferenças únicas interligadas a elas o senso estético e artístico flui de maneira especial e significativa. O seu desenvolvimento não ocorre de maneira uniforme, ele depende das vivências culturais a que são expostas a criança desde o seu nascimento. Pode-se dizer que Arte é a linguagem da vida e por meio dela nos compreendemos e transformamos o mundo em que vivemos e diríamos que também a nós mesmos.
Na Educação Infantil as vivências artísticas são fundamentais para a construção de crianças felizes e com infinitas possibilidades de desenvolvimento de suas habilidades natas. Trabalhando com imagens de revistas encontradas pelas crianças e recortadas pelo professor, preparamos cartazes diversos para acolhermos nossos pequenos no início da manhã de forma diferente. Ao chegar à sala a turma do Maternal I foi questionada pela professora, no que havia de diferente neste espaço. As crianças olharam para todos os lados, após um tempo foram descobrindo que eram os cartazes. Seria possível realizar os movimentos trazidos nas imagens? Problematizamos e eles responderam numa divertida brincadeira:
Num outro momento exploramos a imagem era do objeto de arte “Abapuru” da artista Tarsila do Amaral. As crianças se mostraram curiosos para entendê-lo em sua forma representativa _ “A cabecinha dele é beeeeeem pequena.” Otávio, era um dos mais curiosos correu para o espelho da sala e olhou para a sua própria cabeça. Este instrumento em sala está sendo imprescindível para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que se faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa. Ele também mostrava com entusiasmo os detalhes da imagem para os colegas.
Maessa, Lucas e Otávio têm papeis fundamentais no grupo, são referências e cooperam com todos os amigos, às vezes de forma verbal e em outras por meio da observação dos colegas.
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